UFSC Araranguá terá primeiro curso de doutorado fora da sede
24/09/2024
O Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai oferecer seu primeiro curso de doutorado. A aprovação do programa em Energia e Sustentabilidade foi anunciada na última terça-feira (17), durante visita do pró-reitor de Pós-Graduação em exercício, professor Rui Daniel Prediger. Este será o primeiro doutorado oferecido fora da sede da UFSC, em Florianópolis.
Na visita a Araranguá, o professor Rui se reuniu com o diretor do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS), professor Eugênio Simão, além de Tiago Elias Allievi Frizon e Cláudia Weber Corseuil, coordenadora e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES).
Para o professor Rui Prediger, a aprovação do doutorado marca um momento importante para a pós-graduação da UFSC, destacando o esforço de gestores, professores, estudantes e técnicos-administrativos nos campi fora da capital nos últimos dez anos. Atualmente, a UFSC conta com mais de 150 cursos de mestrado e doutorado, sendo que apenas 12 mestrados são oferecidos fora de Florianópolis, incluindo Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.
O coordenador do PPGES, professor Tiago Frizon, comemorou a aprovação e destacou a importância da conquista para a comunidade acadêmica e para a população do Sul catarinense. A autorização para o curso de doutorado foi concedida em outubro de 2023, e o primeiro processo seletivo deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.
O Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade começou em 2016 com o curso de mestrado, que já formou 73 mestres. A avaliação mais recente da Capes (2017-2020) atribui ao programa a nota 4, seleção como boa para cursos de mestrado. O curso de doutorado visa formar profissionais especializados em pesquisa avançada nas áreas de Sistemas de Energia e Planejamento Energético, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.