Blog N.J.E. - ACIVA: O que um engenheiro faz no setor de vendas?
14/06/2024
Já recebi diversas vezes essa pergunta, acompanhada de outras indagações como: você estudou mais de 6 anos, teve aulas de cálculo, física, mecânica dos fluidos, termodinâmica, entre outras, e está trabalhando com vendas? Como assim? Por que você não está atrás de um computador projetando máquinas ou debruçado em um caderno fazendo contas? Engenheiro mecânico não trabalha só com máquinas?
Ainda vivemos em uma sociedade que possui a mentalidade de que uma pessoa faz engenharia para trabalhar com projetos (mecânicos, elétricos, civis e afins), realizando cálculos, e que engenheiros possuem o estereótipo de serem pessoas quietas, que não sabem conversar e que, ao apresentar, só sabem falar em números e termos difíceis.
A palavra "engenharia" tem raízes no latim, significando "ingeniare" ("inventar") e "ingenium" ("inteligência"). E o que mais um engenheiro faz? Ele usa sua inteligência para inventar soluções para problemas que lhe são impostos. E quais são esses problemas? Se você perguntar para um professor de 60 anos, ele vai te responder: "por que um eixo está quebrando, qual é o peso que essa ponte rolante pode suportar, qual é o melhor tratamento térmico para esse material?". E ele não está errado ao falar isso, mas será que a engenharia só forma pessoas para esses casos? Será que a engenharia não forma solucionadores de problemas, independentemente de quais eles sejam?
Quando paro para pensar nisso, lembro-me dos meus colegas que iniciaram a faculdade comigo lá em 2012; éramos 42 alunos. E me pergunto onde estão todos após esses anos? Se fôssemos seguir a linha de raciocínio do nosso professor, todos deveriam estar trabalhando em setores de engenharia, ou sendo responsáveis por equipes de manutenção, entre outros. Mas será que estão mesmo?
Ao buscar onde meus colegas estão, vejo que muitos se tornaram empreendedores, alguns trabalham com tecnologia, alguns são engenheiros de projetos, outros seguiram no caminho acadêmico, e muitos estão trabalhando no setor comercial das empresas.
Lembro-me até hoje de uma frase de um professor de Vibrações e Acústica: "Um engenheiro tem que saber interpretar o problema e não apenas aplicar fórmulas para resolvê-lo". Venho carregando isso comigo desde que sofri para passar em sua disciplina. Contudo, aprendi a extrair informações ocultas que, em uma primeira análise, você não encontrará. E o que tudo isso tem a ver com o título deste artigo? Um engenheiro em vendas?
Tudo. O que não seria a venda se não um "problema" que temos que resolver?
O engenheiro é preparado dia a dia em sua formação para desenvolver um raciocínio lógico, identificar quais são as variáveis, saber interpretar um problema e extrair dele todos os dados possíveis para ajudá-lo a encontrar a solução. E vender não tem tudo a ver com isso?
Para vender, você precisa saber interpretar seu cliente, ter o conhecimento de como o produto é produzido, saber onde ele pode ser aplicado, coletar dados do mercado, formar uma cadeia de informações sobre seus concorrentes, saber quais são as variáveis que possam levar o seu cliente a não comprar seu produto ou serviço, entre diversos outros fatores que não caberiam aqui neste artigo.
Por isso o engenheiro se encaixa bem no setor de vendas. Ele passou anos resolvendo problemas e retirando informações de onde não existia, é um profissional que não se dá por vencido, que persiste até atingir seu objetivo. Por isso temos tantos engenheiros entrando para o setor de vendas, sendo consultores comerciais e vendedores técnicos.
Quando comecei a faculdade, tinha o ideal de ser um engenheiro projetista. Contudo, a vida, ano após ano, mostrou que meu caminho seria diferente daquele que imaginei anos atrás. Aos poucos, minhas funções nas empresas se aproximavam cada vez mais das vendas. Até que recebi o convite para trabalhar no setor comercial e, desde então, me apaixonei pela profissão.
Pode parecer engraçado, mas todas aquelas aulas que tive na faculdade hoje me ajudam a trabalhar com vendas. Elas me deram a base de conhecimento para vender qualquer produto ou serviço, seja ele qual for.
A engenharia te forma para a vida e cabe a você decidir qual caminho trilhar.